domingo, 4 de março de 2012

Modulo 2 - unidade 1

Burguesia- Etimologia, significou, num primeiro momento, os habitantes burgos, posteriormente, o grupo social cujos membros se dedicavam ao artesanato e ao comercio actividades representativas das cidades inclui igualmente os legistas, as profissões liberais e o funcionalismo.

Economia Monetária- Sistema económico em que toda a produção é excedentária e se destina ao mercado, tornando as trocas (actividade comercial) essenciais e indispensáveis. Neste tipo de economia, a moeda representa papel fundamental como instrumento facilitador das trocas.~

Senhorio- O senhorio foi uma instituição que existiu na Idade Média e na Idade Moderna nos reinos cristãos da Península Ibérica, de certo modo similar aos feudos do Império Carolíngio. Consistia numa doação hereditária de terras e vassalos, incluindo a jurisdição, dada pelos monarcas a nobres ou clérigos como pagamento por serviços prestados ou como recompensa por méritos adquiridos, mas por sua mera vontade.
  
Comuna- Associação de habitantes que obteve o direito de se administrar livremente. É dirigida por um conselho municipal eleito pelos burgueses. A carta de liberdade e de privilégios.

Papado- Dignidade do Papa, os bispos de Roma, considerando-se sucessores de S. Pedro, reivindicaram desde muito cedo o governo da igreja. em 1049, o concilio do Reims, presidido pelo papa de Leão IX, declarou o bispo de Roma primaz apostólico da Igreja universalidade. Com a luta pela emancipação em relação ao poder imperial, o papado tornou-se um potência religiosa, moral e politica

Reino- Estado ou nação cujo chefe politico é um rei. Na época medieval, os reinos eram unidades territoriais, sob a chefia de um rei, que agregavam pequenas unidades regionais.

Igreja Ortodoxa Grega- A Igreja Ortodoxa Grega é formada por várias igrejas autocéfalas (independentes, mas ligadas pela comunhão supranacional), dentro da Ortodoxia cuja liturgia é tradicionalmente realizado em Koiné, a língua original do Novo Testamento, e cujo clero é totalmente ou predominantemente grego foi durante grande parte de sua história, como no caso de Antioquia, que foi totalmente colocada sob controle árabe local somente em 1899.Trata-se de igrejas independentes do ponto de vista administrativo, mas unidas na doutrina, na comunhão eclesiástica e no ritual, e diferente da Igreja Católica, onde existe um único centro cultural e administrativo (o Vaticano), predomina na ortodoxia grega a pluralidade de centros eclesiásticos e culturais. A celebração da missa e sacramentos é idêntica, variando apenas as notas locais acidentais, como o canto, a arquitectura dos templos, a arte iconográfica e a forma da cruz.

Sem comentários:

Enviar um comentário