sexta-feira, 28 de março de 2014

Conceitos Módulo 8 Unidade 1

Descolonização: processo de involução do imperialismo europeu. O termo aplica-se, sobretudo, ao período subsequente à Segunda Guerra Mundial, altura em que, num curto espaço de tempo, se tornaram independentes as colónias da Ásia e da África.

Guerra Fria: num sentido amplo, a expressão designa o clima de tensão e antagonismo entre o bloco soviético e o bloco americano (1947-1985, aprox.). Numa aceção mais restrita, a Guerra Fria corresponde à primeira fase desse mesmo afrontamento (de 1947 a 1955, aprox.). São características salientes da Guerra Fria a corrida aos armamentos, com particular relevância para o nuclear, a proliferação de conflitos localizados e crises militares nas mais diversas zonas do Mundo bem como uma visão simplista e extremada do bloco contrário.

Social-democracia: corrente do socialismo que teve origem nas conceções defendidas por Eduard Bernstein, na II Internacional (1899). A social-democracia rejeita a via revolucionária proposta por Marx, opondo-lhe a participação no jogo democrático, como forma de atingir o poder, e a implementação de reformas socializantes, como meio de melhorar as condições da vida das classes trabalhadoras.

Democracia cristã: corrente política inspirada pela doutrina social da Igreja. A democracia cristã pretende aplicar à vida política os princípios de justiça, entreajuda e  valorização da pessoa humana que estiveram na base do cristianismo. Deste modo, embora de índole conservadora, esta ideologia defende que a democracia não se limita à aplicação das regras do sufrágio universal e da alternância política, mas tem por função assegurar o bem-estar dos cidadãos.

Sociedade de consumo: sociedade de abundância característica da segunda metade do século XX. Identifica-se pelo consumo em massa de bens supérfluos, que passam a ser encarados como essenciais à qualidade de vida. A sociedade de consumo é também  identificada com a sociedade do desperdício, já que a vida útil dos bens é artificialmente reduzida pela vontade da sua renovação.

Democracia popular: designação atribuída aos regimes em que o Partido Comunista, afirmando representar is interesses dos trabalhadores, se impõe como partido único, controlando as instituições do Estado, a economia, a sociedade e a cultura.

Maoísmo: forma particular de marxismo aplicada na China por Mao Tsé-Tung. O maoísmo defende a viabilidade de uma revolução comunista liderada pelos camponeses, sem o concurso do operariado. Segundo Mao, uma revolução profunda e autêntica implica um processo longo durante o qual as mudanças revolucionárias devem emanar das massas e nunca ser impostas pelas estruturas governativas.

Movimentos nacionalistas: movimentos que visam a recuperação da identidade cultural e nacional dos povos colonizados. Estes movimentos adquiriram rapidamente uma dimensão política, exigindo a autodeterminação dos territórios coloniais e constituindo-se nos partidos que lideraram, quer pela via negocial, quer pela força das armas, o processo de autodeterminação dos novos países.

Terceiro Mundo: conceito elaborado, em 1952, pelos economistas franceses A. Sauvy e G. Balandier, para designar os países excluídos do desenvolvimento económico. Geograficamente, o Terceiro Mundo estende-se pelo Sul do Globo, abrangendo a América Latina, a África e a Ásia de Sul e Sudeste (com exceção do Japão). Porém, nas últimas décadas, a emergência dos NPI (Novos Países Industrializados) tem reconfigurado, de forma significativa, a área geográfica do Terceiro Mundo.

Neocolonialismo: forma de dominação que sucede ao colonialismo e se exerce de forma indireta, financeira e económica das nações mais desenvolvidas. Embora de carácter essencialmente económico, o neocolonialismo pode também manifestar-se no campo político e cultural.















Sem comentários:

Enviar um comentário